top of page

Entrevista com Natália Espinosa

Atualizado: 22 de mai. de 2021


Nesse dia Internacional da Mulher, trouxemos um bate papo que tivemos com Natália Espinosa. Uma empresária que construiu uma carreira sólida no mercado pet, e atua desde 2009. Proprietária da UAU Escola, Groomer Regional da Pet Society, foi Vice-Campeã Categoria Pomerânias Master Groom 2016, é Groomer Internacional com Certificações Americana e Européia: IPG – Internacional Professional Groomer pela EGA – Eropean Grooming Association (Associação de Grooming da Europa), e ACPG – Advanced Certified Professional Groomer pelo IPG (Internacional Professional Groomer dos EUA), ICMG BR, além de muitas especializações, e tem se tornado uma inspiração para muitas mulheres.


Natália conta que em 2003 começou a trabalhar num Kennel Club e a partir daí se apaixonou por cães, pois nunca tinha tido contato com eles. Quando teve uma cachorrinha yorkshire, percebeu que existia bastante problema em relação a qualidade dos serviços que eram prestados, viu nisso a oportunidade de ter um pet shop e poder fazer melhor.


Em 2009 já estava nutrindo o sonho de ter um pet shop há alguns anos. Fez um curso de banho e tosa e começou a dar banho nos cães em casa mesmo. “Eu dava banho no tanque de lavar roupa, secava os cachorros em cima da máquina de lavar. E aí eu comecei trabalhando primeiro com os cachorros de parentes, de amigos e comecei a ter algumas indicações. Com nove meses trabalhando, eu abri o meu primeiro pet shop. ”, nos conta a Natália.


Esse foi um de seus maiores desafios. Ser persistente, pois não tinha dinheiro para investir, então a medida que surgia clientes, ia comprando os equipamentos. O espaço da primeira loja era pequeno, somente 50m²! Depois de um ano e meio, abriu a segunda loja. E cinco anos após o início, atendia aproximadamente 800 clientes de banho e tosa por mês, com uma equipe total de 10 pessoas para as 2 lojas. E esse foi outro grande desafio para ela, ter que estudar muito não só tecnicamente para ser uma tosadora, mas também para aprender a gerir e administrar uma empresa.


No final do ano de 2014, ela se desligou das lojas, pois acreditava que podia fazer melhor e mais pelo mercado. E começou a dar aulas de banho e tosa em um pet shop terceirizado. Na época não tinha nenhum tipo planejamento financeiro ou reserva e isso foi um obstáculo, mas que hoje faz uma grande diferença na vida profissional dela.


Outra situação muito marcante para a Natália, foi saber que trabalhar com educação traria muitas responsabilidades na hora de ensinar e por conta disso buscou muitos aprimoramentos e investiu na parte técnica e na parte de gestão de empresas.

E hoje a UAU Escola tem 4 anos e é referência Hydra.


E para as mulheres que sonham em construir uma carreira no mercado pet, ela aconselha: “Ter em mente sempre que desistir não é uma opção, por isso muitas vezes precisamos buscar alternativas, novas maneiras de fazer as coisas, buscando sempre excelência e inovação acompanhando a evolução do mercado. Precisamos trabalhar com amor, mas sem esquecer que ser empreendedor é estar atento as oportunidades, que os clientes são nossos patrões e que o negócio precisa lucrar, por isso conhecer a parte técnica e estudar para ser um empreendedor e um bom gestor é primordial para obter sucesso.”


E aí, curtiu? Caso tenha sugestões para os próximos posts, deixe nos comentários ou mande um email para: marketing@mbsprogrooming.com.br

223 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page