Dia Internacional do Deficiente Físico


Nesse dia Internacional do deficiente físico queremos trazer o trabalho de quem ajuda essas pessoas!


Você conhece o Cão Terapeuta?

Foi idealizado há 20 anos e nasceu com o objetivo de proporcionar na melhora de pessoas debilitadas ou com necessidades especiais. Conta com cães terapeutas (e seus donos voluntários), voluntários sem cães e adestradores, que têm a função de cuidar da saúde e do comportamento dos animais.


Em junho de 2013, o Instituto que está localizado em São Paulo, se tornou uma ONG/OSCIP, (Organização Não Governamental / Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) para melhor atender as necessidades dos assistidos. Atualmente, é um projeto independente e conta com o apoio de empresas.


Hoje, o Cão Terapeuta faz visitas semanais, quinzenais, mensais e esporádicas a instituições que cuidam de crianças, adultos e idosos enfermos ou com deficiência física e/ou intelectual e problemas mentais através da Intervenção Assistida por Animais (IAA).


A IAA, segundo o site do Cão Terapeuta, é uma intervenção com objetivos orientados e estruturados que intencionalmente incorpora animais aos campos da saúde e educação com a finalidade de obter ganhos terapêuticos em humanos. O animal é o agente facilitador desse processo, fazendo com que o assistido se sinta mais seguro e motivado para interagir com o seu interlocutor e com o ambiente.


Ainda segundo o site do Cão Terapeuta, as vantagens da IAA são:
  • Desenvolve a autoestima e a autoconfiança.

  • Recreação, diversão e afastamento do isolamento.

  • Facilita a socialização e integração.

  • Oportunidade de comunicação e sentido de convivência.

  • Aumento do interesse em participar da terapia.

  • Desvia a atenção para um objeto exterior, fora dos problemas.

Caso queira saber como ser voluntário, acesse: Voluntário Cão Terapeuta.


Para conhecer mais sobre o Instituto, assista o vídeo.

E aí, curtiu? Caso tenha sugestões para os próximos posts, deixe nos comentários ou mande um email para: marketing@mbsprogrooming.com.br

45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo